sábado, 24 de março de 2012

Marketing - No final é tudo Marketing

Galera,

Estou escrevendo esse post não técnico pois recentemente aconteceu uma situação "engraçada" e que mostra o poder do marketing em especial sendo um marketing pessoal. Aproveitando o gancho marketing pessoal meu amigo Douglas Falsarella no qual trabalhei junto escreveu um livro sobre isso (ainda não li mas esta na lista de leituras) - Marketing Yourself

** Update (25/03/2012) - Descobri que meu grande amigo e companheiro de republica por anos em São Paulo Luiz Silva ministra treinamentos de Marketing Pessoal - Investimento baixo, vale a pena pois ele é "Marketeiro" hehehe . Mais infos AQUI

Não é de hoje que sabemos que marketing pessoal é algo importante, alguns abusam disso e fazem muito marketing mas na verdade são mais marketing do que realidade. Não entrarei em meritos aqui e quem me conhece sabe que sou bem na minha, não fico falando muito por ai e ultimamente acho que falo mais de Triathlon do que coisas Nerds =)!

A situação no qual vi o poder do Marketing foi sobre minha pesquisa de Analise de Cabeçalhos HTTP .  Como sabem trabalho no Spiderlabs na Trustwave na equipe de pesquisas. Na maioria do tempo faço o arroz com feijão que da dinheiro pra empresa e garante meu emprego contudo temos tempo livre para descobrir ou pelo menos tentar coisas novas.

Já dizia Einstein - "If we knew what we were doing it wouldn't be research."

Fiz uma pesquisa sobre scoring de cabeçalhos http no qual bem resumidamente baseado em analises estatisticas eu dou notas e consigo com isso determinar se o tráfego é malicioso ou comum.

Ministrei essa palestra no AppSec Latin America que aconteceu em Porto Alegre - https://www.owasp.org/index.php?title=AppSecLatam2011 .

Até ai sem nenhuma novidade, voce da a palestras, pessoas que assistiram conversa contigo, trocam alguns e-mails, enviam sugestões .

Essa mesma palestra ministrei numa conferencia no Canada chamada SecTor (diga-se de passagem a conferencia é BEM legal, vale a pena participar).

Na plateia bastante gente mas o que começou a dar uma maior midia para isso foi um artigo que um participante escreve aqui - http://www.esecurityplanet.com/news/looking-for-malicious-traffic-in-http-headers.html e podemos dizer que as palavras que ele utilizou foram bem chamativas "New research effort could yield a never-seen-before type of detection mechanism for malicious traffic."

Como esse website é bastante acessado  e referenciado em outros a noticia começou a sair bastante pelo google. Se derem uma olhada no google poderão ver melhor.

A Trustwave empresa que trabalho logicamente  não iria perder uma mídia e criou um press release baseado no site citando a pesquisa. Por essas e por outras que nos deixam palestrar em eventos e digo mais, a Trustwave realmente te incentiva a enviar palestras para eventos pois ve isso como ótimo marketing (o que eu concordo plenamente).

O Press Release saiu em sites da América Latina e Brasil como:

http://cxo-community.com/articulos/noticias/noticias-cso/4596-investigador-de-trustwave-america-latina-desarrolla-un-metodo-pionero-para-la-deteccion-de-trafico-malicioso.html

http://imasters.com.br/noticia/23435/seguranca/pesquisador-brasileiro-cria-metodo-de-deteccao-de-malwares

http://www.baguete.com.br/noticias/internet/27/01/2012/brasileiro-estuda-http-ao-prevenir-virus

http://sejalivre.org/detectando-trafego-malicioso-em-cabecalho-http/

http://www.tibahia.com/tecnologia_informacao/conteudo_unico.aspx?c=NOT_TECH&fb=B_FULL&hb=B_CENTRA&bl=LAT1&r=NOT_TECH&nid=14469

No final sai até no jornal da minha cidade natal Santa Bárbara D'Oeste (vide foto abaixo) =)




Porque expliquei tudo isso ?

Fiz uma pesquisa inovadora também em 2010 , palestrei sobre ela aqui no H2HC,  no México e nos EUA . Esta pesquisa hoje é uma patente requirida pela Trustwave no qual sou Autor da mesma.

Agora eu pergunto ?

Onde esta as coisas sobre esse pesquisa ? O fato de não ter dado a mesma midia inicial ou um press release não ganhou espaço. Se você pesquisar sobre ela no google mal achara sobre as palestras que ministrei ou seja Marketing é TUDO!

Conclusões:

- Faça marketing pessoal, se você não aparecer as pessoas não conhecerão seu trabalho
- Não force a barra, faça marketing discreto e constante, chegar pagando de bonzão afastara as pessoas de voce
- Coloque coisas em um blog e escreva em pt_BR (mas não esqueça do Ingles para coisas realmente interessantes e únicas pois quando se escreve em inglês mais pessoas leem)
- Tome cuidado com o que fala , se não domina um assunto tenha cuidado pois o marketing pode ser negativo

Afinal "It's all about marketing"

Rodrigo "Sp0oKeR" Montoro

4 comentários:

Um Arquiteto de Sistemas disse...

Não, marketing no final não é tudo! Mas é um importante complemento, certamente.


[]s

Lucas Arruda disse...

Quando alguém diz que marketing é tudo não é porque o marketing por si só basta. Mas sem destaque o trabalho se perde, não ganha muita relevância.

O interessante é que outro dia estava vendo um documentário sobre um assunto um tanto quanto "popular", sobre a descoberta do ponto G. Não é brincadeira não. Ele foi descoberto por uma pesquisadora que foi enfermeira. Quando ela descobriu isso, viu que um pesquisador, a algumas décadas atrás havia descoberto e publicado o artigo, mas de forma que não havia dado nenhum destaque, nem mexido com a imaginação popular, e portanto foi meio que esquecido no tempo. O nome do cientista era Gräfenberg, por isso foi dado o nome de ponto G. Ainda sim, no final das contas quase todo o crédito ficou com ela (embora ela tenha até homenageado o cientista com o nome da sua "descoberta").

Ou seja, o marketing é tudo sim!


Um artigo interessante que saiu na HN, agora a pouco: http://sachagreif.com/doing-vs-telling/

ketinunkantim disse...

Porque li a metade de tudo isso ?

Porque você fez uma pesquisa inovadora, já lá em 2010 , palestrou sobre ela no H2HC, no México, nos EUA, e também no Equador, ouvi dizer. Sabe, uma patente aprovada pela Trustwave no qual você é o Autor da mesma, pode fazer de ti o clone mais natural de Steve Jobs.

Agora te pergunto ?

Que vai fazer com todas as coisas sobre a quais nada diz essa pesquisa ? O fato de não ter dado a ainda muita midia ou press release não elimina o espaço vazio por elas na minha mente acolhido. Se você pesquisar sobre ti no Google mal perceberá que as palestras que ministrou são por demais relevantes e confidenciais, o que faz de ti um instrumento de todos os governos, já que segredo - na área de informação - além de dar muito dinheiro, não publica o prestígio que o bom Marketing agrega ao indivíduo.

Conclusões:

- Faça marketing pessoal, fique rico e se você aparecer muito na mídia as pessoas não deixarão mais você passear nem trabalhar.
- Não force a barra, faça marketing discreto e constante, e chegue lá se sentindo o bonzão atraindo as pessoas todas a voce
- Colocando coisas em um blog e escreva em pt_BR (sem esquecer do Ingles para coisas fora do país, realmente interessantes, e também únicas, quando escrever em inglês já terá percebido que nem o Google consegue te traduzir melhor que tu mesmo, mais pessoas vão mesmo ler (sem ver muito tua foto)e tu não será tão assediado nas ruas ou viagens.
- Tomando cuidado com o que fala , se não domina um assunto, deixe quem o faz falar e apenas escute para aprender, e estará tendo cuidado pois o marketing pode ser negativo se você interromper um discurso de alguém mais relevante que tu.

Afinal "It's all about marketing", é mesmo 'Tudo sobre marketing' (Vocâ acaso acha que todo brasileiro sabe inglês, ou esqueceu de traduzir apenas porque ficou com preguiça?

Marcos "TalKeR" Rondineli

(Seu fã... se ficar rico, mais ainda)

Joel dos Santos Leitão disse...

Rodrigo,
Passei aqui apenas para aprender um pouco.
Sou advogado com bons conhecimentos técnicos - aliás sempre me preocupei apenas com a formação técnica - e sempre deixei o marketing pessoal de lado. Agora estou pagando por isso.
Parabéns pelo trabalho e sucesso!
Nos vemos onde nos conhecemos, nas corridas de rua.
Abraços e boa estada aí em Floripa!
Joel Leitão